RECOMENDAÇÕES DE RELEVÂNCIA

ANÁLISES E APURAÇÕES

RELATO EXPLORATÓRIO

#01

DESINFORMAÇÃO NO SUPER CICLO ELEITORAL DE 2024

Analisamos como a desinformação afeta a Democracia e apuramos sobre os mecanismos e as estratégias sofisticadas por trás de conteúdos falsos.

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/08/2024

PESQUISA E PRODUÇÃO

Neste ano, parte significativa da população mundial está indo às urnas (só no Brasil são quase 156 milhões de eleitores), enquanto enfrenta um tipo de propaganda política elaborada com recursos tecnológicos e estratégias sofisticadas de propagação. Desinformação, informação falsa e discurso de ódio contribuem para a desordem informacional em um ambiente onde a liberdade de expressão como direito absoluto e a influência de algoritmos impulsionam a produção artificial de narrativas em escala global em um negócio lucrativo para quem propaga conteúdos enganosos. 

Isso afeta a Democracia e sua relação com as liberdades de expressão e de imprensa. Entre os dilemas enfrentados em ciclos eleitorais estão as estratégias utilizadas para influenciar a opinião pública e moldar a participação política pela polarização e divisões sociais. Esse é um cenário que merece atenção. Por isso, a e-Comtextos traz um panorama geral sobre os impactos da desinformação em processos eleitorais.

O Relato “Exploratório Desinformação em Eleições, o Super Ciclo Eleitoral de 2024” procura analisar os riscos à Democracia e o cenário da comunicação política a partir de desafios que o Jornalismo, a investigação científica e o debate público enfrentam, em decorrência da popularização de recursos de produção de conteúdo baratos e fáceis de usar, das dificuldades de regulação das redes midiáticas e dos modelos de negócio de grandes empresas de tecnologia focados no engajamento a qualquer custo.

DESINFORMAÇÃO EM ELEIÇÕES: SUPER CICLO ELEITORAL 2024 (arquivo PDF – 2,4Mb – 78 páginas)